Quatro startups da TEC Incubadora são aprovadas no Edital Catalisa ICT
Quatro promissoras startups da TEC Incubadora foram aprovadas no Edital Catalisa ICT, uma iniciativa que visa impulsionar o desenvolvimento de projetos inovadores no cenário tecnológico brasileiro.
Essas empresas de Campos, são prova do potencial e da excelência que a região tem demonstrado na interação entre a academia e a indústria. As startups selecionadas são a Recicle Siri (Startup de Macaé, mas participou do StartupCampos), a Congresse.me, a MF Papaya e a X-Press Imuno. Cada uma delas traz consigo propostas únicas e soluções inovadoras para desafios contemporâneos, desde inteligência artificial até plataformas de gestão de eventos e tecnologias de saúde.
A conquista dessas startups em um edital de alcance nacional ressalta não apenas a qualidade do empreendedorismo tecnológico em Campos, mas também a capacidade de estabelecer uma sólida ponte entre as instituições de ensino e pesquisa locais e o setor produtivo.
O presidente da Tec Incubadora, Henrique da Hora, falou sobre a importância do empreendedorismo e a importância de resultados como esse.
"A TEC Incubadora é esse caminho que conecta as demandas da sociedade com as pesquisas científicas. O empreendedorismo tem se mostrado uma exitosa forma de conectar essas duas partes da sociedade, e promovido uma universidade mais alinhada o futuro. Resultados como esse não apenas nos dizem que estamos no caminho certo, mas também nos trazem a responsabilidade de sermos referência no Brasil como um ecossistema de empreendedorismo e inovação localizado em uma cidade no interior, longe da região metropolitana", disse.
O CEO da Congresse.me, Luiz Gustavo Borges falou sobre esse momento da aprovação da startup.
"A aprovação no Catalisa confirma o perfil inovador do E-publiQ desde sua essência. O projeto consiste em uma plataforma sustentável de trabalhos científicos, integrada ao mercado e academia, onde autores publicam e deixam públicos seus conhecimentos, gerando impacto na sociedade. Essa participação no Catalisa, integrado com o apoio do EMBRAPII, do Polo de Inovação e da Tec Incubadora, já oferecem robustez para a entrada no mercado através da Congresse.me, maior realizadora de eventos técnico científicos do país. Estamos muito empolgados com essa jornada e as perspectivas que vêm se apresentando para esse ano", falou.
Esse resultado notável evidencia que a cidade está se destacando como um polo de inovação, onde o conhecimento acadêmico se converte em soluções práticas e aplicáveis para a indústria.
Essas startups não apenas representam um sucesso para seus fundadores e para a cidade de Campos, mas também oferecem um exemplo inspirador para outras regiões do país, mostrando que a colaboração entre academia e indústria pode gerar resultados significativos e transformadores para a economia e a sociedade como um todo.